Uma das maiores preocupações das mães que já presenciei em vários dos meus ensaios newborn foi em relação ao soluço do bebê.
Que por estar peladinho acabam achando que o bebê esta soluçando porque esta com frio.. e isto na maioria dos casos não é verdade. (já que deixamos o local com temperatura ideal para ele.)
Soluço em bebê é super normal, desde que não sejam soluços que duram um dia inteiro e não param de forma alguma.
É muito comum o bebê soluçar bastante, principalmente recém nascidos.
Hora de mamar. Veja se o bebê está perto da hora de mamar. Só o fato de o diafragma do recém-nascido ainda não estar plenamente desenvolvido pode gerar o soluço. Ao mamar, o estímulo da sucção bloqueia esse reflexo; Hora de parar de mamar. Sim, os bebês são ainda muito sensíveis e mamar dá conforto psicológico. Por isso nem sempre a criança para de mamar depois que matou a fome. Então, cabe aos pais observarem se a criança já se alimentou o suficiente, para evitar o estômago cheio, também causador de soluço;. Colocar a criança na posição vertical. Essa técnica é boa quando o soluço é causado principalmente por ingestão de ar durante a mamada - ou por estômago cheio; Nada de susto! Muita gente acha que sacudir o bebê, a fim de assustá-lo, pode acabar com o soluço. Não faça isso de forma alguma. Recém-nascidos têm musculatura e ossatura ainda em formação. Movimentos bruscos podem gerar traumas.
Os soluços são contrações do músculo diafragma, um músculo que separa a parte superior da parte inferior do tronco e é responsável pela entrada de ar nos pulmões durante a respiração.
Crianças pequenas soluçam bastante, principalmente depois de mamar, o estômago esta cheio e tem uma distensão, toca o diafragma, que faz soluçar.
Isso explica o motivo pelo qual os recém-nascidos, que ainda não controlam bem o processo de alimentação, costumam apresentar soluço logo após a amamentação.
É importante lembrar que os bebês não sofrem com os soluços como os adultos, podendo ficar vários minutos soluçando sem demonstrar nenhum desconforto.